1. TugaTech » Hardware » Montagem, Dúvidas e Ajuda de Hardware
Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1I7 6700K com picos de temperatura Empty I7 6700K com picos de temperatura - Dom 9 Jul 2023 - 21:54

Wiziii

Iniciante

Boa noite a todos.

Sou novo por aqui no forum mas talvez muitos me conheçam de outros fóruns à alguns anos (que infelizmente foram fechando ao longo dos tempos) e devido a outros hobbies fui-me afastando mais da informática.

Mas vamos ao que interessa.

Deparei-me recentemente com algo estranho após uma atualização do Windows 10 ou algum virus em que levou o meu I7 6700K a ter comportamentos algo fora do normal no meu uso, no que toca às temperaturas.

O que tenha sido, alterou-me os valores todos na BIOS já que passou quase tudo para AUTO. O que eu até à 1 mês conseguia ter temperaturas a subirem progressivamente com o uso (como é normal acontecer) a começarem muito baixas e irem subindo conforme a utilização do CPU, rondavam sempre os 15 a 27º em iddle (temperaturas que eram medidas no programa da ASUS programa da direita) e 45 a 50º em full load a jogar durante horas mas daí não passavam.

Após o que relatei, as temperaturas começaram a ter picos absurdos do nada e constantemente saltavam dos 38 para os 77º sem fazer nada. Mal ligava o pc, as temperaturas já estavam logo em valores absurdos.

Todos os anos faço manutenção do sistema de watercooling, limpo interna e externamente os 2 radiadores e os blocos, aplico pasta térmica nova, ventoinhas limpas, liquido novo e calhou o problema coincidir com a manutenção mas vim a confirmar que não era do sistema precisar de limpeza.

Formatei e instalei tudo de raiz mas também não era daí o problema.

Decidi fazer undervolting ao CPU tanto na BIOS como usando o throttlestop e foi como controlei mais ou menos bem as temperaturas para andarem dentro quase do que eram mas neste caso tive que reduzir e muito a voltagem, algo ainda se passa porque não estão como deviam de estar e que ligo o pc, desliga-se durante uns segundos e volta a ligar e arrancar "normal".

 

Temperaturas atuais mais ou menos controladas

Temperaturas Max no Core temp foi quanto chegaram com 85% de load a correr um jogo

Conectado

#2I7 6700K com picos de temperatura Empty Re: I7 6700K com picos de temperatura - Seg 10 Jul 2023 - 8:43

DJPRMF

Administrador
DJPRMF

Boas,

 

Honestamente, as temperaturas que refere parecem perfeitamente dentro do que seria de esperar para o processador.

As temperaturas que refere inicialmente é que são muito baixas - 15 a 25ºC são temperaturas muito baixas, até mesmo num sistema de water cooling.

 

Para o I7 6700K, 40-45ºc eu consideraria perfeitamente normal de temperatura em idle.

Não sei como estaria o sistema de arrefecimento antes disso, mas se estava a obter essas temperaturas em load...

 

Dito isto, deve ter em conta também o aumento do calor nos últimos dias - mais calor ambiente, mais calor no PC.

Se reinstalou o sistema, eu também excluiria malware. Portanto, das duas uma: ou é algo da BIOS, possivelmente alguma config a nível da voltagem, ou do arrefecimento.

 

Mas se está a obter essas temperaturas, sinceramente, mesmo com o que refere de "pico", eu consideraria normal.

 

Cumps


____________________________________________

I7 6700K com picos de temperatura Tugatechuserbar
I7 6700K com picos de temperatura 3
I7 6700K com picos de temperatura 2
TugaTech || Host TugaTech
https://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech